top of page

Toda a sua vida lhe trouxe até aqui

Eu estava no terceiro colegial, conversando com um amigo sobre o vestibular que faríamos dali a poucos dias. Ele perguntou como eu me sentia em relação ao teste que se aproximava. Eu respondi: "Eu estou pronto! Eu estudo há pelo menos 11 anos para isto, este é o momento da glória".

Parecia que eu tinha esperado por aquele momento durante toda a minha vida.

Eu não passei nesse vestibular, então acho que eu não estava tão preparado quanto pensei. Também sei que o ensino fundamental não serve para nos preparar para o vestibular, nem o ensino médio deveria, apesar de na prática ser o que acontece. E é claro que nossa vida não se resume às obrigações escolares e acontece muita coisa nos dezessete anos entre o nascimento e o (primeiro) vestibular.

Só que, mesmo assim, parece que naquela hora toda a minha vida se resumia àquele momento.

***

Toda a sua vida, cada mínimo incidente, lhe trouxe até aqui. Você é resultado de todos os seus fracassos e sucessos, todos os reveses e fortunas. Este momento, aqui, agora, é o resultado de toda a sua vida já vivida e vai determinar tudo que você ainda viverá. Toda a sua vida lhe trouxe até aqui.

Por isso, isto é tudo que você tem. O aqui e o agora. Tudo que passou passou; tudo que vier virá. A única coisa que realmente existe é este presente que continuamente transforma o futuro em passado.

Eu gosto de pensar que toda a minha vida me trouxe até aqui porque isso dá ao presente o valor que ele merece. O passado de cada um de nós é recheado de coisas ruins e boas: erros e acertos, vergonhas e orgulhos, prazeres e dissabores. Podemos gostar dele ou não, ou mais comumente gostar de algumas coisas e não de outras. Mas, independente do nosso gosto, a verdade é que todos esses momentos do passado nos trouxeram até aqui. Para o bem e para o mal.

Esse é o valor do presente: ele é um resumo de tudo que você viveu, todas as escolhas e imposições. Se você está aqui agora, do jeito que está, você deve isso a toda a sua vida, por inteiro, não a um ou outro momento.

Essa é outra importância desse pensamento. Costumamos dar muita relevância a acontecimentos salientes, mas a verdade é que a vida é feita na cozinha. Os hábitos, os sistemas, a rotina contam mais do que os grandes incidentes.

Gosto deste pensamento também para lembrar que a vida é cheia de má sorte, mas que isso não é razão para estresse. Toda a minha má sorte me trouxe até aqui.

Todo o meu sofrimento me trouxe até aqui.

Toda a minha luta me trouxe até aqui.

Este é o momento. Esta é a síntese de todo o meu passado que vai definir todo o meu futuro. A única hora é agora.

Toda a minha vida se resume a este momento.

Toda a minha vida me trouxe até aqui.

Figura de Martin Falbisoner: Entrada do edifício em Sonnenstraße 15, Munique, Alemanha.


bottom of page